12 dezembro 2008

uma lua gigante


Ela disse:
- O mundo é tão bonito!
Eu comentei:
- O que faz isto bonito está dentro de nós. Muita gente fica indiferente a este Sol a nascer e quem tem ódio no coração fica lá com o ódio.
A Catarina estava com um brilho no olhar e parecia querer aspirar com as narinas tudo o que se estava a passar. Deixou cair uma frase como se fosse uma resposta ao que eu lhe tinha dito:
- Talvez fosse possível ensinar as pessoas a ver nascer o Sol…
Eu perguntei:
- E a ti, quem te ensinou?
- Tudo me ensinou: o meu pai. A minha mãe, o mundo em que eu nasci… Tudo mais ou menos me preparou para coisas destas. Viver é capaz de ser uma educação de sentimentos.
- Sim. É capaz de ser, só que nós temos uma imensa capacidade de sermos infiéis às coisas para que somos feitos.
in Catarina ou o Sabor da Maçã de António Alçada Baptista

Um comentário:

Rui disse...

afinal (para tudo) há sempre uma razão... ;-)
nessa noite a lua estava mesmo muito bonita...
por acaso eu estava nessa grande cidade (a 3ª do país... dizem!), quando a vi nesse estado majestoso... ;-)

:-*

...velhas trapaças...