Toda a gente sabe que isso é feito e sempre foi feito. Qual é a novidade? E porque tanto falso moralismo?
29 fevereiro 2016
Again
E, ainda, hoje é segunda.
(tens os livros contigo. Qualquer dúvida, qualquer coisa tens os livros e os artigos. Serena, serena)
27 fevereiro 2016
25 fevereiro 2016
É isto
De tempos a tempos, tenho estas quebras, este cansaço imenso, esta difícil aceitação de que há coisas que saem do expectável. Sim, falo do trabalho, das imensas horas, das vertigens, dos nistagmos esquisitos, do difícil que são alguns dias.
E, depois, tenho o tempo. Essa doença dos vivos (como dizia al berto), que me consume. Que me custa passar com pessoas tão diferentes de mim e que me cansa ter que me adaptar. E é mais um cansaço a juntar ao cansaço que falei atrás. As conversas não fluem, acaba-se por falar em trenguices. Prefiro o silêncio e é o meu tempo. O meu tempo de qualidade. É difícil de perceber isso?!
(a desmarginalizar)
24 fevereiro 2016
É isto por hoje
A tetralogia da ferrante pode ter passsgens mais obscuras, que tem. Mas usar a expressão coçar a rata é um bocadito jocoso.
Eu revirei os olhos mentalmente
10 fevereiro 2016
07 fevereiro 2016
Do crescer com ajuda da literatura, com ajuda de ferrante
Há dias conversava com alguém que me falava daquilo que acho: elena ferrante não é uma escritora sublime. Não, não tem aqueles artifícios de linguagem deliciosos que um nabokov tem, que um roland barthes tem. (dos escritores mais difíceis que li). Mas tem aquilo de colocar em palavras, frases o que sentimos, o que experienciamos. Aqueles momentos difíceis do dia, aquilo que dói. E aquilo que queremos passar aos nosso filhos que os nossos pais nos passaram. E falo, aqui, da continuidade de afectos. Continuidade de afectos. É tão isso que queremos, que quero passar a quem vier e a quem é mais novo que eu. É, talvez, a melhor forma de preserver a memoria de quem nos fez, de quem me fez.
À ferrante por estes fantásticos quatro livros e que quem puder que os leia. E, por este fim de semana em que estou a dar e continuarei a dar continuidade ao meu afecto pelo meu companheiro de vida.
E, sim, continuidade de afecto.
(que assim seja)
05 fevereiro 2016
03 fevereiro 2016
Podia
Dar um nome da minha vida (personagens da vida) a cada personagem da tetralogia da elena ferrante
(quase a meio. Não há maneira de esticar o livro?)